As universidades podem combater esse problema de percepção demonstrando
experiência de aprendizagem permanente, relevante para o mercado de
trabalho.
As universidades brasileiras precisam fazer
mais para convencer os estudantes do ensino médio de que a graduação é
um investimento que vale a pena. Um estudo promovido pelo ambiente
virtual de aprendizagem Canvas, da Instructure (NYSE: INST), mostrou que
30% dos estudantes do ensino médio consultados nessa amostragem feita
com alunos no Brasil, não acreditam que o curso de graduação trará um
retorno compensatório (ROI), outros 44% não formaram uma opinião sobre o
assunto. Porém, quando chegam à universidade, mais da metade (54%) dos
estudantes relatam que suas perspectivas mudaram.
A
pesquisa sugere que há duas razões principais pelas quais os estudantes
não estão convencidos de que o ensino superior compensa. A primeira é
que 45% dos alunos do ensino médio buscam um currículo de conteúdos que
seja relevante para o mercado de trabalho. E 30% deles disseram
acreditar que terão que complementar a graduação com outros cursos para
se sentirem prontos para a vida profissional.
A segunda
causa é que quatro em cada dez (40%) respondentes do ensino médio que
pensam em cursar a universidade estão em busca de uma experiência de
aprendizado sempre disponível, que lhes permitam acessar materiais do
curso em qualquer hora ou lugar. Ao mesmo tempo, uma parcela desses
estudantes não está convencida de que as universidades irão fornecer a
tecnologia necessária para proporcionar essa disponibilidade. Isso pode
significar que apesar do crescimento do ensino híbrido e cursos à
distância no país, o acesso a conteúdo e espaço de colaboração entre
alunos e professores ainda precisa crescer para atender às necessidades
dos alunos.
Em geral, os alunos do ensino médio têm
menos expectativas do que os estudantes universitários sobre os tipos de
tecnologia que estarão disponíveis para eles usarem em seus cursos de
graduação. Enquanto um terço (34%) dos alunos de graduação têm acesso a
ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), apenas um quarto (25%) dos
alunos do ensino médio esperam ter acesso a plataformas virtuais quando
forem para a universidade. O que se repete de forma similar quando se
trata de acesso às notas do curso e informações por meio de uma
intranet. Enquanto mais da metade (55%) dos graduandos já utilizam esse
recurso, apenas três em cada dez (29%) futuros alunos esperam acessar
esses recursos quando estiverem na universidade.
Lars
Janér, diretor da Instructure para a América Latina, avalia que as
universidades têm um problema relacionado à percepção que os potenciais
estudantes de graduação fazem delas. “Além de muitos estudantes do
ensino médio acreditarem que a educação universitária representa um
baixo retorno para o investimento, existe também uma sensação de que as
universidades não estão entregando adequadamente o que se espera. Por
exemplo, muitos que procuram fazer uma graduação querem uma experiência
de aprendizagem sempre disponível. Enquanto os atuais universitários
dizem que sua instituição tem a tecnologia para apoiar e desenvolver
essa abordagem, um número razoável de alunos do ensino médio não está
convencido disso.”
Universidades pelo Brasil estão
adotando o Canvas - uma plataforma flexível, adaptável e intuitiva
baseada na nuvem – para fornecer um ambiente de aprendizagem digital. "O
Canvas quer facilitar a colaboração e cooperação entre as
universidades, de modo que elas possam discutir e desenvolver melhores
práticas em comum para um ambiente de aprendizagem digital e,
principalmente, mostrar aos potenciais estudantes o que as instituições
têm para oferecer", diz Janér. “Trabalhando em conjunto com as
instituições da América Latina, nós temos a capacidade de promover
melhor tecnologia para dar suporte à aprendizagem e ao ensino.”
Sobre a Instructure
A
Instructure, Inc é uma empresa de tecnologia de software como serviço
(SaaS) que desenvolve soluções que tornam as pessoas mais inteligentes.
Com a visão de ampliar o potencial das pessoas por meio da tecnologia, a
Instructure criou Canvas e Bridge, que permitem às organizações em
todos os lugares facilmente desenvolver, entregar e gerenciar
experiências de aprendizagem online ou presencial.
Atualmente, a
Instructure já conecta milhões de professores e alunos em mais de 2.000
instituições de ensino e empresas em todo o mundo. Saiba mais sobre o
software Canvas e suas versões para o ensino superior (highered),
fundamental e médio (K-12) em www.canvaslms.com/brasil e www.instructure.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário