As plataformas de jogos educativos são hoje grandes aliadas para reduzir
a ansiedade da matemática. A afirmação é do especialista Brent Hughes,
executivo da Matific, startup israelense especializada em gamificação
para o estudo da matemática desde a educação infantil até o sexto ano,
presente no Brasil em mais de 100 colégios públicos.
Segundo o
especialista, pesquisas mostram que as crianças podem gostar ou não da
matemática e que tudo vai depender de como são ensinadas e de quais
crenças são passadas a elas pelos pais e educadores. “O ideal é dizermos
às crianças o quanto é importante aprender os conceitos da matemática,
principalmente em um mundo altamente tecnológico em que vivemos”,
explica Hughes.
De acordo com o executivo, muitos jogos
educativos trazem para as crianças situações reais do dia a dia, o que
ajuda o aluno a entender os conceitos mais abstratos da matéria. “Como
os jogos educativos contribuem para a construção do conhecimento, graças
ao seu aspecto lúdico, tais plataformas têm ajudado a reduzir de forma
significativa o medo da disciplina, além de aumentar o envolvimento dos
alunos com a matéria”, diz Hughes.
A plataforma da Matific é
utilizada atualmente por cerca de 100 mil alunos de São Paulo, de mais
de 100 colégios públicos do estado paulista, além das principais
instituições particulares de ensino.
Ansiedade da matemática é
uma reação emocional debilitante relacionada à disciplina, que causa
sentimentos de tensão que interferem no aprendizado, na vida acadêmica e
na vida diária de forma geral. “A ansiedade da matemática pode ser leve
ou severa e não afeta apenas a vida escolar, mas também todo o
desenvolvimento. Pessoas que desenvolvem essa condição podem, por
exemplo perder oportunidades de trabalho ao longo da vida, por exemplo”,
explica Hughes.
Durante os anos escolares, é natural, segundo
o especialista, ter certo nível de ansiedade em relação aos conteúdos, e
esse sentimento até ajuda no aprendizado. “Entretanto, se a ansiedade
está fora do controle, esse sentimento inibe a predisposição para
aprender, porque desorganiza as respostas cognitivas”, explica. “A
ansiedade interfere também na memória de trabalho, aquela que permite
que a mente retenha diversas informações de uma vez. A ansiedade “rouba”
recursos dessa memória, afetando o processo de aprendizagem”,
acrescenta.
“Como os conceitos matemáticos são abstratos, o
aprendizado da matéria é um verdadeiro desafio e pode se tornar um
problema emocional para boa parte dos estudantes, que acabam
desenvolvendo a chamada ‘ansiedade da matemática. Os jogos educativos
online, como os oferecidos pela Matific, podem mudar esse cenário’,
conclui Dennis Szyller, diretor da Matific Brasil.
A
Matific é uma empresa startup Israelense que desenvolveu um premiado
sistema educacional de matemática, projetado por uma equipe de
especialistas e professores de matemática, engenheiros de software e
desenvolvedores de jogos. A pedagogia é baseada no trabalho do professor
Raz Kupferman da Universidade Hebraica (Hebrew University) em
Jerusalém, e do professor Shimon Schocken do Centro Interdisciplinar de
Herzelia. O sistema Matific é adotado em mais de 40 países, com um
milhão de alunos, três milhões de jogos executados por mês e diversos
prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia.
Para mais informações, contatar:
Danielle Menezes
Assessoria de Imprensa
(11) 96975-0308
danielle@agenciahealth.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário