sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Dia Nacional dos Aposentados

A Lei 6.926, que criou o Dia Nacional do Aposentado, foi apresentada em 1979 pelo então deputado federal Benedito Marcílio, que já presidiu a Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas - Cobap. A proposta só virou lei em 1981, tendo como data 24 de janeiro, dia da criação da Previdência Social. Desde então, todo ano acontece um evento ecumênico na Basílica de Nossa Senhora Aparecida (SP).

Nestes eventos, o Sinpro-Rio esteve presente de 2005 a 2008 e nos anos de 2009 e 2010 da atual gestão. Este ano (2011), o evento ocorreu no dia 30 de janeiro, mas o Sindicato não participou, pois o presidente Wanderley Quêdo não mostrou nenhum interesse, mesmo sendo comunicado, através de e-mail, sobre o motivo da necessidade da representante da categoria dos aposentados do Sindicato, diretora Leila Azevedo. Não houve interesse por parte da Presidência em, pelo menos, responder, explicando os motivos da não participação.

Esse evento é realizado sempre com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e dos políticos para as necessidades dos aposentados, como lançar campanha em defesa da Previdência Social pública como patrimônio inalienável do trabalhador; a política de ganhos reais aplicável às aposentadorias e pensões de Fundo do Regime Geral de Previdência Social a ser definida com as centrais sindicais e com representantes das organizações dos aposentados (como a Cobap); a correção real para poder de compras do aposentado; e a luta pela derrubada do fator previdenciário, dentre outras.

Precisamos dizer aos aposentados que os mesmos não estão esquecidos, já que existe a companheira Leila, que não irá medir esforços para ajudá-los, procurando sempre se especializar em questões previdenciárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário