O VII Encontro de Gênero da Contee, no Hotel Marabá, em São Paulo foi realizado nos dias 13 e 14 de abril, quando foram debatidos temas como “Igualdade no Mundo do Trabalho”, “Educação, Trabalho e Gênero”, “A Questão de Gênero nas Organizações Sindicais”, além da a preparação para a “III Conferência Nacional de Mulheres” e “A Questão de Gênero nas Entidades da Base da Contee”.
As questões de gênero foram abordadas como uma constatação das desigualdades sociais a serem enfrentadas por por mulheres e homens que lutam para a transformação e fortalecimento da democracia, sendo que a participação feminina, em todas as esferas, é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Em depoimento para o blog Articulando Educadores, Glorya Ramos* informa que, como diretora do Sinpro-Rio, vivencia na pele a questão da exclusão praticada pelo presidente e um conjunto de diretores que na nota dada pelo portal do sindicato tentaram invisibilizar a sua presença/participação nesse evento.
Ela lembra que sempre participou de eventos da Secretaria de Gênero e Etnia da Confederação e, certamente, nunca deixou de contribuir com suas reflexões, o que permitiu que a atual Diretoria pudesse assumir, pelo menos no discurso, a intenção de trabalhar com a temática de gênero e etnia, o que, entretanto, não foi levado a termo, posto que efetivamente não foram implantadas ações referentes a esses assuntos. Ou melhor: o que foi praticado por este presidente e um conjunto de diretores foi a exclusão de uma mulher negra que se opõe às contrariedades e contradições impostas por esse grupo.
Mais detalhes em http://www.contee.org.br/noticias/contee/nco338.asp
* Glorya Ramos é membro da Comissão de Gênero e Etnia e diretora do Sinpro-Rio; além de membro do coletivo Articulando Educadores e secretária de Combate ao Racismo da CUT-RJ
PARABÉNS, BELÍSSIMO TRABALHO.
ResponderExcluirYANGO TI OBALÚWÁIYÉ
EDITOR CHEFE
REVISTA ODARA
AGEN AFRO
SITES:
www.agenafro.yoruba.com.br
www.revistaodara.yoruba.com.br