quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Mais da metade dos alunos não sabe resolver operações matemáticas básicas. Mas temos uma dica para quem está procurando reforço na disciplina

Prova ABC avaliou desempenho de recém-alfabetizados; em leitura, resultado foi melhor: 56,1% mostraram dominar a língua.
Resultados de um teste aplicado em seis mil alunos de todas as capitais e do Distrito Federal mostram que 57,2% dos estudantes do 3 º ano do ensino fundamental - a antiga 2ª série - não conseguem resolver problemas básicos de matemática, como soma ou subtração. Inédita no País, a Prova ABC também avaliou a aprendizagem de leitura e escrita. "A dificuldade é na hora de fazer a conta do 'vai um'", explicou ontem, em São Paulo, na divulgação dos resultados, o professor Rubem Klein, da Fundação Cesgranrio, referindo-se à soma de números superiores a uma dezena.

A Prova ABC, ou Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, foi realizada pelo movimento Todos Pela Educação, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Fundação Cesgranrio e o Instituto Paulo Montenegro/Ibope. O teste foi aplicado no início deste em estudantes de 250 escolas, conforme a proporção em cada rede (privada, estadual e municipal).

Em matemática, a média nacional de alunos do terceiro ano (2ª série) que aprenderam o esperado foi de 42,8%, o que significa que 57,2% não sabem o mínimo adequado para este período do aprendizado. As escolas privadas tiveram média de 74,3%, e as públicas, de apenas 32,6%, uma diferença de 41,7 pontos percentuais.

"Temos de levar em consideração que os professores dessas primeiras séries são formados em Pedagogia, curso que atrai pessoas de classes mais baixas e que não tiveram boa formação em matemática. É um ciclo vicioso que precisa ser rompido", analisou o professor Paulo Horta, do Inep.
Fonte: O Globo, em 26/08/2011.

A dica

Programa de Educação Matemática
Oficinas de atualização em Matemática (Premat)

Seja Professora em casa!
Aprenda a dar aulas particulares de Matemática.
Ensine seu/sua filho(a) ou aluno(a), aprendendo
como ele(a) aprende.

O ensino de Matemática através de material concreto
é uma proposta de trabalho sempre atual dentro das pesquisas em Educação Matemática, que tratam da interação entre aluno e o objeto de estudo.

Este trabalho parte do entendimento de que a Matemática surgiu de uma necessidade real e
concreta, da observação de fatos do dia-a-dia. O ensino da Matemática através de materiais concretos busca associar a Matemática à vida, ao cotidiano, sem torná-la puramente utilitária.

A Matemática não é um problema, ela está a nosso serviço para encontrarmos caminhos para resolvermos nossos problemas.

GLORYA MARIA
Professora dos anos iniciais
Professora de Matemática
Mestre em Educação
Doutoranda em Educação Matemática

Programa de atualização através de módulos de
trabalho para atender a pequenos grupos.
Público-alvo: Pais, mães e responsáveis, professores, estudantes dos cursos de formação de professores e outros interessados.

Horários a combinar
Tel: (21) 77161674 / 92943921

Nenhum comentário:

Postar um comentário