quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sexta edição do Prêmio Camélia da Liberdade


O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) promoverá a sexta edição do Prêmio Camélia da Liberdade, no dia 16 de novembro, no Vivo Rio, a partir das 20h30. Este ano, o tema da festividade honra as mulheres negras do Brasil. Com patrocínio da Petrobras, todos os anos, o CEAP reconhece instituições de ensino, empresas, profissionais da imprensa, líderes religiosos e personalidades que promovem a integração do negro na sociedade, a fim de estimular Ações Afirmativas. A comemoração contará com participações especiais de Elza Soares e Luiz Melodia, e é um evento fechado.

O Prêmio Camélia é mais uma das ações desenvolvidas pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas. A intenção é fazer com que a sociedade reconheça a importância da implementação da Lei 10.639/03 (que institui os ensinos das histórias da África e da Cultura Afro-brasileira nas escolas). Sendo assim, realiza, também, o Concurso de Redação Camélia da Liberdade e é entidade-membro da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR).

De acordo com o secretário executivo do CEAP, Luiz Carlos Semog, o Prêmio Camélia da Liberdade ganha importância e grandeza a cada ano. “É uma das poucas iniciativas no País que reconhece, politicamente, instituições e pessoas, cujas práticas de Ações Afirmativas se caracterizam como exemplares no processo de inclusão social de negros”.

TAM, Caixa Econômica Federal, Ancelmo Gois, Sidney Rezende, Universidade Estadual de Londrina, PUC, entre outros foram premiados pelo CEAP em outras edições. Segundo o conselheiro estratégico do CEAP, Ivanir dos Santos, o conselho trabalhou arduamente para as escolhas de 2011. “Percebo que o Prêmio Camélia contribuiu muito para que empresas e profissionais reconheçam o valor das Ações Afirmativas. Com isso, o número de possibilidades para se premiar aumentou. Sinto-me honrado com esse reconhecimento e espero que a sociedade passe por uma verdadeira transformação, combatendo o racismo”, disse.

Sobre o CEAP
O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, vinculação partidária ou religiosa. Foi fundada no Rio de Janeiro, em 1989, por ex-internos da extinta Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (Funabem), com a ajuda de representantes da comunidade negra e do movimento de mulheres. A história do CEAP é marcada pelo trabalho relativo às questões de defesa e promoção dos direitos humanos e relações raciais, educação, formação continuada de professores e mercado de trabalho.

Mais detalhes com Ricardo Rubim, Coordenador de Comunicação da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP). 7846-0412, 83*75425 ou 9290-5933.

Nenhum comentário:

Postar um comentário