segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Educação do Rio é quarta colocada na avaliação do Ideb

A rede estadual de educação (Seeduc) do Rio obteve a quarta colocação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em avaliação nacional do Ministério da Educação nos últimos dois anos. Para o secretário de Educação, Wilson Risolia, o resultado pode ser avaliado positivamente, mesmo com a greve dos professores do ano passado, que durou mais de dois meses. Risolia anunciou no dia 8/9 a liberação de R$68 milhões para beneficiar aproximadamente 20 mil servidores de 402 unidades escolares.

A nota de 3,66 no ranking Ideb 2013/2014 foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Apenas Goiás, com 3,8, e São Paulo e Rio Grande do Sul, tiveram  notas maiores que a do Rio de Janeiro. A meta da secretaria era ficar entre os cinco primeiros e, de acordo com Risolia, o resultado foi alcançado.


"Tivemos a terceira maior nota do Brasil. Era o que esperávamos. Evidente que a gente ficou feliz, porque isso é fruto de um trabalho coletivo muito duro. Os professores foram fantásticos. Eles apoiaram o projeto desde o começo. Sabíamos que não era uma meta simples para cumprir, mas fomos felizes no convencimento, principalmente neste último ano, quando fomos testados. Tínhamos consciência de que a meta era muito agressiva. Saímos de 26º para o quarto lugar”, comemorou o secretário.


A carência de professores ainda é evidente na educação estadual, mas, segundo Wilson Risolia, o trabalho coletivo conseguiu reduzi-la de 12 mil para 700 professores. 


Fonte: Agência Brasil, em 8/9/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário