quarta-feira, 20 de junho de 2018

Rio vai treinar professores da Rede Pública para TDAH

Com a música, a adolescente ruiva,  de cabelos encaracolados, conhecida por tocar o instrumento havaiano ukulele conseguiu reduzir a medicação e arrecadar dinheiro para ajudar a conscientizar a população dos perigos dos transtornos, uma das causas do suicídio em sala de aula. Ela que canta em locais publico no Brasil e no Exterior para arrecadar dinheiro em prol da causa,  planeja em comemorar o dia internacional do Déficit de Atenção que será dia 13 de julho.

Quem diria que pós ser diagnosticada com TDAH e sofrer bullying dos colegas em sala de aula por ser personagem do Programa Super Nany na América Latina, Vitória Frozi iria transformar um problema familiar em um insight para fazer o pai montar a  primeira escola do Brasil bilingue (Recreio School) que também atende alunos com TDAH e tem a função de treinar as funções cerebrais como a concentração, memória de curto prazo, velocidade de processamento e a retenção de informação.

Ela e os irmãos com apoio do pai e toda equipe pedagógica,  treinam gratuitamente professores da rede pública de ensino para conviverem melhor com os alunos que apresentam os sintomas.

Com baixo rendimento escolar da Vitória, a família procurou por diversas instituições de ensino, inclusive fora do país, mas nenhuma tinha um método destinado aos alunos com o deficit de atenção.

Foi daí que identificaram  a carência do mercado e vislumbraram uma oportunidade de negócio. A família construiu o prédio, implementou com computadores de última geração, professores qualificados, fez parceria com escolas internacionais,  além da instalação da cafeteria Califórnia Coffee para atender os estudantes. O espaço se tornou o roteiro certo para os amantes de café, por  ser cenário de várias novelas e entrar nos guias da cidade como o mais novo point descolado.

Atividades lúdicas ensinadas na escola podem reduzir o uso de medicação e fazer com que o aluno melhore o desempenho escolar.

Vitoria Frozi também montou uma banda com colegas que enfrentam o mesmo problema e que juntos levam música  gratuitamente para todos os locais onde existem crianças com depressão porque não conseguem reter a informação em sala de aula.

Números sobre déficit de atenção


Cerca de 5% das crianças e adolescentes brasileiros tem TDAH, mas aproximadamente 250 mil delas não sabem que sofrem os efeitos do transtorno. 

Outro estudo feito pela Associação Brasileira de Psiquiatria revela ainda que menos de 20% das pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) são tratadas no Brasil.

A falta de assistência custa aos cofres públicos mais de R$ 1,8 bilhão por ano, consequência dos gastos com a repetência escolar.

Já para o Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, nos últimos 10 anos, a importação e produção de Ritalina, medicamentos indicados para tratamento de déficit de atenção, cresceu 373% no País, o que impulsionou um aumento de 775% no consumo da droga.

O déficit de atenção pode levar à depressão e ao suicídio. Pesquisadores da Universidade de Chicago e da Universidade de Pittsburgh constataram que crianças com idade entre 4 e 6 anos que tiveram transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) apresentaram um índice dez vezes maior de depressão na adolescência quando comparadas àquelas que passaram por essa fase sem o distúrbio.


Casos emblemáticos

Vitória Frozi: a adolescente ruiva, hoje usa a música como ferramenta de concentração. Ela toca  nas ruas do Rio de Janeiro o instrumento havaiano ukulele. No repertório tem  músicas em inglês, francês e tem levado a música brasileira para o exterior.

Gabriel Frozi: abandonou a carreira de advogado para  transformar em um empreendedor educacional  após a filha ser diagnosticada com o transtorno. Ele vendeu tudo, mudou de carreira aos 44 anos para investir na 
Recreio School. Os investimentos da unidade de ensino não param por aí, o fundador já está ampliando os negócios da família com a abertura de novas sedes pelo Brasil.

Matheus: portador de TDAH é um talento no esporte. Faz parte da seleção brasileira e representa o Brasil das Olimpíadas. Já trouxe várias medalhas para o Brasil e dá dicas de como a atividade extracurricular o auxiliou na redução da medicação

Nicole Orsini: é atriz mirim, 11 anos, seu primeiro trabalho foi a novela da Record "Os Dez Mandamentos" em 2015, onde interpretou a Haya.  Ganhou notoriedade como e Berenice, a carismática bruxinha   da 9ª temporada de D.P.A - Detetives do Prédio Azul, no canal Gloob.


Sobre a Recreio School

É referência internacional por criar método de ensino que treina as funções cerebrais como a concentração, memória de curto prazo e velocidade de processamento, além de prepará-los para as universidades internacionais. A instituição atende alunos do 6º ao 3º ano do Ensino Médio.


Fonte: Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e
Abda - Associação Brasileira de Déficit de Atenção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário