sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Pesquisa revela que saúde mental ainda preocupa profissionais da educação


Levantamento feito pela FTD Educação mostra que socioemocional do professor, práticas pedagógicas e inclusão são os temas mais urgentes para a 14ª edição da Jornada Pedagógica 2024, evento que espera beneficiar mais de 12 mil educadores

Lidar com as emoções e combater o stress e os conflitos no ambiente escolar estão entre as maiores preocupações de professores de todo o país. É o que aponta pesquisa desenvolvida pela FTD Educação, uma das principais empresas de soluções educacionais brasileiras.  

Os tópicos inteligência emocional para os docentes, saúde mental e gestão e mediação de conflitos em sala de aula ocuparam a resposta da maioria dos profissionais: 57,7% dos ouvidos apontaram o tema “Socioemocional com foco nos professores” como o assunto mais urgente e que deveria estar na pauta de formação da Jornada Pedagógica 2024, evento anual e gratuito oferecido pela FTD para a formação de educadores de escolas públicas e privadas de todo país.  

É o segundo ano consecutivo que o tópico ocupa o topo do ranking na pesquisa feita pela FTD com educadores parceiros da empresa em todo Brasil para indicar os três assuntos mais relevantes a serem apresentados na jornada. 

O segundo tema mais importante apontado no levantamento são as “Práticas pedagógicas”, com 53,7% das indicações. O tópico “Diversidade e Inclusão” figura em terceiro lugar, com 49,5% das menções. Em seguida, com 41,7%, vem “Socioemocional com foco no estudante” e “Formação do professor”, com 40,6%. Já “Tecnologia educacional” e “Aprendizagem” tiveram 27,8% e 24,8% das indicações, respectivamente.  

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 de agosto e 1º de setembro de 2023, por meio de questionário online, com 978 respondentes entre professores e coordenadores de escolas privadas e públicas. Profissionais de 24 Estados brasileiros – mais o Distrito Federal – emitiram suas opiniões em respostas de múltipla escolha. 

Do total, a maioria dos participantes é da região Nordeste do país, com 38,8% de participação, seguida da Sudeste, que apresentou 31,4% das respostas. Com relação ao nível de ensino em que esses respondentes atuam, a maior parte foi do ensino fundamental anos iniciais (60,1%), seguido pelo fundamental anos finais (46,4%) e educação infantil (45,5%). Profissionais que atuam no ensino médio tiveram 25,5% de participação.  

Sobre a experiência e o tempo de atuação, a maior fatia de participantes da análise trabalha com educação numa carreira entre seis e dez anos. Do total, 8,7% estão na atividade há menos de um ano – e apenas 4,9% atuam há mais de 25 anos.  

Os assuntos em alta 

Aos participantes da pesquisa foi solicitado que apontassem três assuntos para serem abordados em um evento de formação. O tema “Socioemocional com foco nos professores” foi o mais pedido. Nesse contexto, os aspectos mais citados pelos participantes foram o da inteligência emocional para educadores, da saúde emocional e do gerenciamento de conflitos em sala de aula e no ambiente escolar.  

Nos temas ligados às questões socioemocionais, há uma divisão bem clara em dois grandes grupos do mesmo segmento: um para as demandas dos professores (com 57,7% das menções) e outro para as dos estudantes, que recebeu 41,7% as indicações. 

Na temática das Práticas Pedagógicas, destaque para menções às metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa e por competências.  

A temática da “Diversidade e Inclusão” também teve participação considerável entre as respostas obtidas. Dentre as solicitações estão formação para educação inclusiva, estratégias para inclusão de alunos com transtornos de desenvolvimento, combate ao bullying etc.  

No tópico “Formação do Professor”, os assuntos destacados foram abordagens inovadoras de ensino, atualização curricular e desafios emergentes.  

No âmbito da tecnologia educacional, o quinto tema mais citado pelos educadores, o maior interesse está nas ferramentas e recursos digitais para engajar estudantes em sala de aula e no uso da Inteligência Artificial na Educação.  

Jornada Pedagógica 2024  

Após a escuta dos parceiros na pesquisa, e a indicação das maiores necessidades e preocupações dos docentes, a Jornada Pedagógica 2024, o maior evento de formação pedagógica do Brasil, ganhou um novo formato e duração. A 14ª edição do evento (sexta no formato online) será feita, pela primeira vez, de modo híbrido e realizada ao longo do primeiro trimestre. 

O tema central do painel de abertura, no dia 23 de janeiro, a partir das 9h será “As tecnologias digitais e seus impactos na Educação - transformando os desafios da escola em um mundo de oportunidades”.  

Com transmissão online e participação gratuita, o evento terá a presença dos especialistas Diogo Cortiz (professor e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP) e da futurista e consultora nas áreas de inovação em negócios e transformação digital Martha Gabriel. Convidados de escolas parceiras também poderão participar presencialmente do painel, que acontecerá no auditório do Farol Santander, em São Paulo (SP), e será transmitido pelo canal do YouTube da FTD Educação. 

Outros temas importantes, como saúde mental, aprendizagem, inclusão e ESG também serão abordados em wokshops com especialistas, nos dias 24 de fevereiro e 02, 09 e 16 de março, como: “Criando boas relações com a saúde socioemocional”, “Abordagem STEAM – Nosso mundo de aprendizagem ativa e colaborativa”; “Diversidade e Inclusão social”; e “ESG e o papel da educação”.  

A expectativa é beneficiar mais de 12 mil profissionais de educação de todo país, que receberão certificado de participação. Após o evento, o docente responderá a uma pesquisa de satisfação e em seguida fará o download da revista Mundo Escolar, que ampliará a reflexão dos assuntos abordados na jornada. As inscrições gratuitas podem ser feitas no link: https://bit.ly/jornadapedagogica2024ftd 

"A Jornada Pedagógica é um evento cuidadosamente concebido e realizado por educadores, destinado aos próprios educadores. Os temas destacados na pesquisa pré-evento refletem as principais preocupações e urgências dos professores, que persistem centradas no cuidado com a saúde mental tanto deles quanto dos estudantes. Além disso, ressaltam a necessidade contínua de aprimoramento e atualização das práticas pedagógicas, assim como a adaptação e o domínio de novas tecnologias aplicáveis em sala de aula. Iniciaremos o ano com uma oportunidade única de reflexão aprofundada sobre currículos e planejamento escolar, permeada por inovação e criatividade, e enriquecida pelo conhecimento de especialistas renomados em cada área", comenta Cintia Lapa, diretora adjunta educacional da FTD Educação. 

Fonte: FTD Educação em 15/01/2025.

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