quinta-feira, 10 de julho de 2025

Prova Nacional dos Professores reúne concursos de 1500 cidades e 22 estados


A Prova Nacional Docente (PND), um concurso nacional para professores, irá juntar concursos de mais de 1,5 mil municípios de 22 estados. Os professores que fizerem a prova poderão usar o teste como etapa única ou como uma fase de seleção em seus concursos públicos ou processos simplificados de contratação de professores.

O teste irá avaliar professores recém-formados, mas também servirá como um concurso unificado para estados e cidades que aderirem a ele. As redes de ensino que usarem PND para ingresso de professores já em 2026 irão regulamentar seu uso por meio de edital ou ato normativo.

Já os alunos de Licenciaturas e Pedagogia que estão se formando são obrigados a fazer a prova mesmo em cidades que não aderiram ao teste. Os formandos serão inscritos pelos seus coordenadores de curso, e poderão usar suas notas  nos concursos disponíveis.

Adesão a prova

As redes estaduais que fazem parte da iniciativa são Acre, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Algumas prefeituras na lista são de estados que não aderiram a prova, pois elas têm autonomia para contratar seus próprios professores, como é o caso do Rio de Janeiro.

Veja a lista completa aqui

Professores formados podem se inscrever no concurso a qualquer momento da carreira, e a prova servirá de forma semelhante ao Concurso Público Unificado.

De acordo com o edital,  a prova terá cinco horas e meia de duração, e será composta por 30 questões de múltipla escolha com conteúdos transversais pedagógicos comuns a todas as áreas e mais uma discursiva para para avaliar clareza, coerência, estratégias argumentativas, vocabulário e gramática.

Além disso, haverá mais 50 questões de múltipla escolha envolvendo situações-problema e estudos de caso de cada área específica. Nessa lista, estão Pedagogia e as licenciaturas de Artes Visuais, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Português, Letras Português e Espanhol, Letras Português e Inglês, Letras Inglês, Matemática, Música e Química.

Calendário do PND

Solicitação da isenção da taxa de inscrição: 30 de junho a 4 de julho.

Resultado da solicitação de isenção: 7 de julho.

Inscrição: 14 a 25 de julho.

Pagamento da taxa de inscrição: 14 a 31 de julho.

Solicitação de tratamento pelo nome social e de atendimento especializado: 14 a 25 de julho.

Aplicação das provas: 26 de outubro.

Divulgação das versões preliminares do gabarito das questões objetivas e do padrão de resposta da questão discursiva: 28 e 29 de outubro.

Recurso da versão preliminar do gabarito e do padrão de resposta da questão discursiva: 28 a 29 de outubro.

Divulgação final do gabarito e do padrão de resposta da questão discursiva: 11 de novembro.

Divulgação da correção preliminar da resposta da questão discursiva: 25 de novembro.

Recurso da correção da resposta da questão discursiva: 25 e 26 de novembro.

Divulgação do resultado final da Prova Nacional Docente (PND): 10 de dezembro.

Fonte: ICL Notícias em 08/07/2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário