sábado, 18 de dezembro de 2010

Articulando Educadores denuncia assembleia salarial às vésperas do Natal

Espremidos em uma sala do 3º andar do Sinpro-Rio, com capacidade para 50 pessoas, foi discutida a proposta trazida pelo presidente, professor Wanderley Quêdo, em relação à campanha salarial da Educação Básica de 2011. Entre os presentes estavam 30 diretores do Sindicato.

Desde o dia 6 de dezembro, em reunião de Diretoria, diretores membros do movimento Articulando Educadores chamavam atenção à responsabilidade da diretoria do Sindicato em convocar, de forma açodada, a categoria às vésperas do Natal, quando professoras e professores se encontravam às voltas com correção de provas, aulas de recuperação e conselhos de classe. Além disso, o Sindicato alterou seu tradicional comportamento de promover ampla divulgação da assembleia ao não utilizar os diversos meios de divulgação ao seu alcance. Nas escolas que visitamos - e que foram muitas -, os colegas desconheciam totalmente a assembleia, além de estranharem sua convocação neste momento, uma quarta-feira, às 18h, na semana que antecede ao Natal.

A assembleia 
Em seu início, o presidente deu informe que à tarde realizara-se, na sede do nosso Sindicato, uma reunião com os representantes do patronato (a sexta desde outubro). Não houve acordo em torno da proposta resultante das reuniões anteriores: 1) reajuste de 5,5%, qualquer que fosse o INPC menor ou igual a 5,5%; 2) caso o INPC ultrapassasse esse valor, seria discutida uma forma de parcelar o excedente. Em seguida, afirmou que já ficou marcada uma próxima reunião com o patronato para o dia 17 de fevereiro. Foi quando o professor Marcos Alexandre,membro da Executiva e signatário do manifesto Articulando Educadores, solicitou a palavra apresentando e defendendo uma outra proposta - que aquela assembleia convocasse para o mês de fevereiro uma nova assembleia, amplamente divulgada, na qual a categoria discutiria, aprovaria sua pauta de reivindicações e acompanharia o andamento das negociações. Em primeira votação, as duas propostas foram votadas e, por maioria, foi aprovada a do presidente.

Nossas considerações: 
1 - Professoras e professores, prestem atenção ao que foi aprovado nesta assembleia: “conceder poder à Diretoria do Sindicato de assinar a Convenção Coletiva de 2011”. É isso mesmo, professores e professoras: se o presidente assim o desejar e acordar com os patrões, poderá assiná-la sem a legítima manifestação da nossa categoria.  
2 - É absurdo e inaceitável o argumento utilizado publicamente pelo presidente e outros de que a Convenção da Educação Básica de 2011 deva ser fechada rapidamente, pois a grande luta do ano que vem se dará no Ensino Superior. Isto se chama incompetência política de defender os interesses da categoria.
 3 - O movimento Articulando Educadores não concorda com a estratégia de condução da campanha salarial que deixa de lado a mobilização concreta da categoria em torno do índice de ganho real, da luta pela elevação diferenciada dos pisos salariais e por cláusulas relativas à saúde do professor, que embora aprovadas na assembleia, não foram discutidas nem formuladas.


Assembleia na véspera do natal no Sinpro-Rio






Nenhum comentário:

Postar um comentário