A pessoa bem educada, seja uma criança ou um adulto que volta a estudar, tendo acesso ao ensino aprende a reinventar-se como cidadão e a dar sua contribuição para transformar a sociedade.
O professor, mais que outros profissionais, precisa alimentar a sua vida com esperanças em dias melhores para realizar bem o seu ofício. Ter a consciência de que seu trabalho sempre frutifica em seus alunos, de diversas maneiras, às vezes inesperadas... Seu saber pode ser a luz que ilumina os novos caminhos. Sua postura e exemplos podem animar indivíduos desanimados ou confiantes, evitar a mesmice ou despertar a renovação, semear sempre o desejo de transformação.
Sobre o Dia...
Em 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor. Esta data é consagrada à educadora Santa Tereza D’ Ávila, que viveu na Espanha, no século XVI. Em 15 de outubro de 1827, D.Pedro I baixou um decreto que criou o ensino elementar no Brasil. Mas, foi somente em 1947, que aconteceu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor. Na época, o segundo semestre letivo estendia-se de primeiro de junho a quinze de dezembro, tendo apenas 10 dias de férias. Os professores do Ginásio Caetano de Campos, em São Paulo, resolveram estabelecer que, naquele segundo semestre de 1947, no dia 15 de outubro, as aulas não aconteceriam e que o dia seria reservado à comemoração e à reflexão sobre o trabalho do professor.
Texto de Augusto Cesar Petta, professor, sociólogo, Coordenador Técnico do Centro de Estudos Sindicais (CES), ex- Presidente do SINPRO-Campinas e região, ex-Presidente da CONTEE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário