quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Galileo demite 348 professores da Gama Filho e UniverCidade

O grupo Galileo Educacional, mantenedor da Universidade Gama Filho (UGF) e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), informou na tarde da quarta-feira (2/10) que vai demitir 348 professores das suas instituições. O corte representa 25% de todo o corpo docente, composto por 1.388 profissionais. Em nota, o grupo afirmou que a medida faz parte do plano de reestruturação da mantenedora.

Dos 348 docentes, 227 são da Universidade Gama Filho e 121 da UniverCidade. Pelo comunicado, o grupo Galileo afirmou que, "infelizmente a mantenedora se viu na contingência de reduzir seu quadro de professores, com forma de ajustar as finanças internas e recuperar o nível de excelência na qualidade de ensino".

Durante a tarde, o presidente da Galileo, Alex Porto, apresentou os gastos do grupo a cerca de dez alunos que protestavam contra os problemas na instituição. Segundo ele, de janeiro a agosto deste ano, o grupo teve uma arrecadação de R$ 78 milhões, advindos principalmente das mensalidades pagas pelos estudantes.

Entretanto, no mesmo período, a despesa da mantenedora, incluindo o pagamento de professores, foi de R$ 97 milhões.

Os professores demitidos serão avisados ao longo da semana por meio de telegrama. De acordo com a assessoria da Galileo, os cortes foram distribuídos em diferentes cursos.

A mantenedora informou ainda que, apesar de ter pago na semana passada os salários atrasados de professores referentes a julho e agosto, "não foi possível sanar todos os problemas financeiros da UGF e do Centro Universitário, que se arrastam há décadas".

Para a Galileo, a origem da crise remonta às gestões anteriores:
"A direção encontrou uma série de pontos críticos, oriundos de gestões anteriores, que afetam as áreas administrativa e fiscal."

Ainda de acordo com a nota, o Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro (Sinpro-RJ) já havia sido avisado previamente sobre as demissões. Mas não é o que argumenta o próprio sindicato. Segundo o presidente do Sinpro-RJ, Wanderley Quêdo, há seis anos que demissões acontecem nas instituições sem que entidades sindicais sejam comunicadas:
- Não sabíamos. Aliás, virou praxe a Galileo demitir e não avisar ninguém. Isso é mais uma arbitrariedade e ato de agressão contra professores que estavam em greve e voltaram às aulas nesta semana - afirmou o presidente do Sinpro-RJ.

Outro que não soube previamente das demissões foi o secretário da Associação dos Docentes da Gama Filho (ADGF) , Jorge Atilio Silva Iulianelli:
- Fui pego de surpresa com essa notícia. Em nenhuma reunião entre nós, a Galileo e o MEC, foi aventada essa possibilidade de demissão - afirmou Iulianelli.

Desde que o grupo Galileo assumiu as mantenças da UGF e da UniverCidade, no final de 2011, cerca de mil professores foram demitidos, enquanto que mensalidades de cursos como Medicina da Gama Filho subiram 40%.

Fonte: O Globo Educação, em 02/10/2013.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/galileo-demite-348-professores-da-gama-filho-da-univercidade-10227631#ixzz2gfLmFETc
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário