Mais da metade dos professores do País não possui habilitação para dar
aulas nas disciplinas que lecionam nos últimos anos da educação básica. É
o que mostra um levantamento da ONG Todos pela Educação para o
Observatório do PNE (Plano Nacional da Educação), com dados do Censo
Escolar de 2013. Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) o
índice chega a 67,5% e, no ensino médio, a 51,7%.
Os números revelam que um em cada cinco (21,5%) professores que atuam
nos anos finais do ensino fundamental não tem curso superior. Esse
número cai, no ensino médio, para 4,7%. Já o porcentual de professores
com ensino superior, mas sem licenciatura nenhuma, é de 35,4% nos anos
finais do ensino fundamental e 22,1% no ensino médio.
No ensino fundamental, Artes (92,3%) e Filosofia (90%) são as
disciplinas em que há mais professores sem licenciatura na área. Já em
Língua Portuguesa, que é a matéria que tem o melhor índice de
professores habilitados, mais da metade dos professores não têm
licenciatura na área: 53,3% contra 46,7% que têm.
Só no Nordeste do País o número de professores sem licenciatura para
lecionar as disciplinas em que dão aula nos anos finais do ensino
fundamental chega a 82,4%; no Norte é de 81,9%; Centro Oeste, 64,3%; no
Sul, 49%; e no Sudeste, 47,1%. O Estado com o pior índice é o Acre, onde
89,9% dos professores não têm licenciatura na área em que atuam,
seguido do Maranhão (89%). Em São Paulo, o total de professores sem
habilitação na área é de 38,1% nessa etapa do ensino.
Já no ensino médio, as disciplinas em que há mais professores sem
licenciatura na área são Física (80,8%) e Filosofia (78,8%). Os Estados
com mais professores sem habilitação na disciplina em que lecionam são
Bahia (89,3%), Mato Grosso (81,9%) e Acre (69%). Nordeste lidera por
regiões do País (66%), seguido de Centro-Oeste (60,5%) e Norte (55%).
Sudeste tem 42% e Sul, 41,9%.
O levantamento considera que professores com formação na disciplina em
que atuam são aqueles cuja formação superior é em licenciatura na mesma
matéria da disciplina. Para professores de Artes, considera-se aqueles
formados em Educação Artística, Artes Visuais, Dança, Música ou Teatro.
Para professores de Ciências, considera-se os professores formados em
Ciências Naturais, Ciências Biológicas, Física ou Química.
Dos mais de 2 milhões de professores que dão aula na educação básica
(ensinos fundamental e médio) do Brasil, um em cada cinco (21,9%) não
possuem ensino superior, de acordo com dados do Censo Escola 2012
levantados pela ONG Todos pela Educação.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define que todo professor
deve ser formado em pedagogia ou em uma licenciatura para poder dar
aula. Desde 2010, a quantidade de professores diplomados cresceu quase
10% (68,9%, em 2010, a 78,1%, em 2012), mas a meta de atingir 100% dos
professores com ensino superior em todo o País, estipulada no texto
original do Plano Nacional de Educação, não deve ser alcançada, segundo o
Observatório do PNE.
Fonte: Agência Estado, em 23/4/2014.
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