Um encontro voltado a debater novos modelos de ensino reuniu no dia 28/4,
na capital paulista, especialistas no assunto, vindos de várias partes
do mundo. Educação híbrida, liberdade no ensino e aprendizagem online
foram alguns do temas discutidos durante esta manhã no evento
Transformar, que está em sua segunda edição.
Michael Horn, bacharel em história pela Universidade de Yale e formado
também na Universidade de Harvard, integra o ranking da revista
Tech&Learning das 100 pessoas mais importantes quando se trata de
tecnologia na educação. Horn acha que o ensino atual mantém um modelo
ultrapassado, semelhante à produção em uma fábrica do início do século
passado, no qual as crianças são divididas em turmas conforme a faixa
etária e recebem um ensino padronizado. “O mundo mudou, cada criança
precisa de um modelo que maximize cada uma. As pessoas aprendem de
maneiras diferentes, ritmos diferentes”, disse ele.
A proposta do especialista é que as escolas utilizem o ensino híbrido,
ou seja, inserir a aprendizagem online no contexto das aulas
convencionais. “A criança pode progredir no seu próprio ritmo, e
personalizar a educação”. A ideia é tornar o conteúdo mais envolvente e
interessante para o aluno, por meio de games e simulações, por exemplo.
O modelo virtual já foi testado em escolas norte-americanas, entre elas
uma em Los Angeles, na Califórnia, onde 90% dos estudantes são carentes.
Na escola, uma das melhores do país, o professor não precisa montar uma
aula capaz de atingir todos os alunos em sala de aula de uma vez só.
“Esse modelo não faz sentido para o aprendizado”, destacou.
O brasileiro Luís Junqueira, formado em letras pela Unicamp, acredita
que a escola tem que dar liberdade e confiar na autonomia do aluno. O
projeto Primeiro Livro, que ele desenvolve, dedica tempo das aulas de
língua portuguesa para que o estudante escreva o seu próprio livro de
ficção. O objetivo é elaborar uma plataforma virtual que concentre essas
publicações, e permita que as crianças interajam.
Luís conta que obteve resultados excelentes na Escola do Sítio, em
Campinas, onde o Primeiro Livro existe desde a década de 80, e na Escola
Castanheiras, onde o projeto começou em 2009. “As dúvidas gramaticais
dos alunos surgem a partir do livro que eles estão escrevendo”, disse.
Além disso, com a ajuda da tecnologia, as crianças podem sanar suas
dúvidas assistindo a videoaulas.
Zach Sims, eleito uma das 100 pessoas mais influentes pela revista Time
de 2013, contou a sua experiência na fundação do projeto Codecademy,
criado para estimular o aprendizado de linguagem de programação.
Enquanto fazia a graduação em ciências políticas na Universidade de
Columbia, Zach percebeu que a maioria dos seus colegas estavam
insatisfeitos por gastar dinheiro com um aprendizado que não importava
para a sua vida profissional.
“Passei um verão aprendendo sozinho a como programar e aprendi com os
meus próprios erros. Isso funcionava mais do que se eu ouvisse os
conceitos e tentasse aplicá-los. Enfrentando problemas, consertando
erros, você aprende mais”, declarou.
Zach decidiu criar o site www.codecademy.com,
uma plataforma gratuita para ensinar programação de uma maneira simples
e, assim, ajudar quem também tem interesse em aprender. “Fizemos de um
modo fácil para todo mundo, para [os interessados] não ficarem
amedrontados”. Na contramão do imaginário da maioria das pessoas, que
acreditavam que programação é algo difícil e que não desperta grande
interesse, o site teve 200 mil inscrições apenas no segundo dia de
funcionamento, lembrou Zach.
“Ninguém sabia dessa demanda, muitas crianças se inscreveram. O site é
como um jogo, legal, divertido e envolvente. A programação é a linguagem
do século 21”, garantiu.
Fonte: Agência Brasil, 29/4/2014.
E ainda tive de ouvir de um advogado deste sindicato que o meu DESEMPREGO "é falta de sorte".
ResponderExcluirHaja ignorância,aliás,muita ignorância acaba favorecendo o oportunismo em muitos casos.
Em breve palavras: produzi um romance epistolar como dissertação de mestrado.Texto híbrido conceitualmente.Fui vetada pelos orientadores de então.Segui minha formação, aos trancos e barrancos.Um bom psicopedagogo sabe as implicações de certos desgastes para o desenvolvimento da linguagem.
Soube posteriormente que estava "vetada" pela tal grife universitária.Conclusão,"a falta de sorte" leva-me há quase 4 anos de DESEMPREGO.
Cito:
“se propõe uma educação direcionada para os quatro tipos fundamentais de educação: aprender a conhecer (adquirir instrumentos de compreensão), aprender a fazer (para poder agir sobre o meio envolvente), aprender a viver juntos (cooperação com os outros em todas as atividades humanas), e finalmente, aprender a ser (conceito principal que integra todos os anteriores). Estas quatro vias do saber, na verdade, constituem apenas uma, dado que existem pontos de interligação entre elas, eleitos como os quatro pilares fundamentais da educação”(Jacques Delors).
Não recebi do SINPRO-Rio qualquer apoio para ter condições de expandir o conhecimento adquirido e a formação humana a que venho me dedicando.
Saudações.
Profa.Dra ANGELI ROSE
http://lattes.cnpq.br/4872899612204008