sábado, 10 de maio de 2014

Pesquisadores se reúnem na UFSCar para debaterem sobre educação a distância

Entre os dias 15 e 26 de setembro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia a segunda edição do Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância – SIED:EnPED:2014. Os eventos são realizados por meio de uma parceria entre a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD-UFSCar) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Horizonte-UFSCar). As inscrições estão abertas e o prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado até 08 de junho.

Com a temática “Qualidade na educação: convergências de sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias”, o SIED:EnPED:2014 vai promover trocas de conhecimentos a respeito das relações entre a educação presencial e a distância, em prol de uma educação de qualidade. O evento visa, também, sedimentar o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros e suas experiências em EaD, estabelecendo parcerias e o debate coletivo sobre a natureza e o desenvolvimento de pesquisas envolvendo o fenômeno educativo na atualidade.


Realizado em duas etapas (virtual e presencial), o SIED:EnPED se estabelece como lugar de análise das implicações diretas e indiretas da implementação de cursos na modalidade de educação a distância (EaD) em instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Na etapa virtual (15 a 24 de setembro), especialistas promoverão sessões de debates temáticos pelo ambiente virtual (Moodle) e haverá apresentações de trabalhos. A parte presencial (24 a 26 de setembro) será realizada no Campus São Carlos da UFSCar e conta com mesas-redondas e apresentação de trabalhos em formato de pôster ou comunicação oral, além de atividades como lançamentos de livros, oficinas temáticas e apresentações culturais.


Os interessados podem submeter trabalhos para avaliação e apresentação (em forma de pôsteres ou como comunicação oral) em ambas as etapas ou para apenas uma delas. Os trabalhos devem ser resultado de investigação sistemática sobre EaD ou educação mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação.


As inscrições já estão abertas, e o período para submissão de trabalhos foi prorrogado até 8 de junho. O SIED:EnPED:2014 irá contar com a participação de pesquisadores de Portugal, Espanha, Canadá e Estados Unidos, além de importantes nomes nacionais da área de Educação.


Mais informações estão disponíveis em www.sied-enped2014.ead.ufscar.br e também no Facebook, em www.facebook.com/sied.enped.

Nenhum comentário:

Postar um comentário