quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Alunos de escola técnica rural do estado vão aprender sobre horticultura

A primeira aula do Pronatec Agro foi realizada na quinta-feira (25/9), no município de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Estudantes dos 2º e 3º ano do ensino médio do Instituto Belga – escola técnica mantida com recursos do governo do Rio de Janeiro em parceria com o governo Belga – estão sendo capacitados na modalidade de horticultura.

Os alunos cumprirão 240 horas/aula até o final do curso. As aulas serão ministradas nos dias em que os estudantes não terão atividades regulares na escola, já que o regime do Instituto é 15 dias em tempo integral na escola e 15 dias em casa.

Todo o material didático do curso é confeccionado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), responsável também pela grade horária e pela contratação dos professores. O Pronatec Agro é uma parceria com o Ministério da Educação (MEC) que investiu R$ 25 milhões somente para este ano, com o objetivo de trazer oportunidades de estudo para quem trabalha no campo.

O Pronatec Agro - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – promove educação profissional e tecnológica para agricultores, especialmente jovens na área rural, trabalhadores rurais, técnicos do setor agropecuário recém-formados, estudantes de escolas técnicas e de ensino médio.

São 10 mil vagas para formação inicial e continuada em todo o Brasil, com cursos voltados para bovinocultura de leite e de corte, produção animal no semiárido, fruticultura, horticultura, integração Lavoura-Pecuária-Floresta e agricultura orgânica.

Fonte: Ministério da Agricultura. Os interessados podem obter outras informações sobre turmas, datas, locais e inscrições por meio do email depros.gab@agricultura.gov.br ou no telefone (61) 3218-2433.

Nenhum comentário:

Postar um comentário