quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Professor o “Grande Artista”

Imagine uma tela em branco. Pense que nela deve ter algo a se pintar. Do que você precisa? Logicamente o que vem a cabeça primeiro é: Tinta, pincel, água a tela, o suporte? Você pode ter a melhor tela, o melhor pincel, e água cristalina, se você não tiver inspiração, uma idéia planejada de nada adianta os melhores recursos. Pode parecer que  estamos falando especificamente de um pintor, mas não, estou falando do Professor!

E por quê? Porque o professor é um grande artista, seja onde estiver, na educação infantil , seja no pós doutorado, o artista precisa estar inspirado, o artista precisa de grande idéias, o professor precisa estar motivado, e motivação não é apenas ter uma boa remuneração, motivação é acreditar que a sua tela será exposta, que  estará em grande vitrines com valores imensuráveis, e que a cada desenho, a cada quadro é uma vida nova, é um projeto novo.

O professor é aquele que cria e faz arte para vida, ele não quer os quadros para si , ele os faz para o mundo, uma bela obra de arte passa por um grande artista, seja aqueles que lecionam pintando seus quadros debaixo de árvores nos rincões do país, seja aquele que leciona no ar condicionado com recurso digitais, qual a semelhança entre os dois? A arte! O objetivo final, lecionar não é mais ensinar, o professor não é mais detentor exclusivo do conhecimento,  ele é um mediador,  ele debate conhecimento, o compartilha. O aluno passa na vida do professor, por que alunos são muitos, mas o professor artista jamais passa na vida de um aluno, ser artista não é ser mágico, não é  fazer gracinhas, vestir fantasias, ser artista é se fazer presente e importante  em mundo tão complicado, onde procuramos valores saudáveis, violento e não desistir da tela, no quadro pintado a mão, por último vem a assinatura do artista, muitas vezes passado despercebido, pouco lembrado,mas na mesma mão que assina o quadro,é a mesma que abra o livro, o diário o pincel e o giz.

Parabéns professores, sejamos protagonistas de nosso tempo, sejamos  o artista que dá sentido ao país e ao mundo, não vamos deixar que tempo nos vença, que o cansaço aposente o grande artista que forma, policiais, balconistas, advogados, motoristas, técnicos administrativos, assistentes sociais entre tantos outros profissionais,mas que também formam outros professores, para continuarem a missão de continuarmos colorindo a vida acreditando que um mundo melhor só é possível com a educação. Professor, confiamos em você, precisamos de você e muito obrigado por existir e dar sentido às nossas vidas, cor e vida em nossas telas,  muito obrigado. Dia 15 de outubro é o seu dia, recheado com tantos outros com tantas histórias.

Vítor Andrade
Professor de História
Diretor do SINPROEP-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário