Com o objetivo de aproveitar positivamente o tempo que os adolescentes
usam navegando nas redes sociais, o Colégio Mary Ward (São Paulo) criou o curso
“Leitura e Letramento” na grade curricular do Ensino Médio para
estimular os estudantes a descobrirem o potencial dos variados grupos do
Facebook como plataforma de discussão e aprofundamento de temas
diversos.
Segundo a professora Elaine Silva, responsável pelo curso, os benefícios
pedagógicos são muitos ao se utilizar o Facebook para ampliar o
repertório cultural e, principalmente, a habilidade argumentativa,
necessária para a produção de textos dissertativos, exigidos nas
redações obrigatórias dos principais vestibulares do país.
Divididos em grupos, os alunos discutem temas propostos pela professora,
sugerem links relacionados ao tema e treinam o discurso argumentativo e
a linguagem formal via Facebook com a mediação da professora. As
atividades podem ser feitas tanto no laboratório da escola quanto na
casa do estudante para trabalhar as discussões que são simultâneas e as
que são retomadas conforme surja alguma nova ponderação. “O que eles
precisam é de um encaminhamento por parte dos docentes de como trabalhar
as diferentes linguagens”, explica Elaine Silva.
“Ao final de cada trimestre, é feito um compilado das discussões e são
produzidas sínteses, utilizadas para serem usadas como subsídio para o
trabalho de linearidade do texto e seleção de informações relevantes,
essenciais para a construção do discurso dissertativo”, afirma Elaine.
Os resultados do curso aparecem rapidamente. Os professores de Língua
Portuguesa constataram, no ano passado, um amadurecimento nos textos dos
alunos, tanto em relação ao uso da norma da língua quanto da
argumentação. Mesmo assim, Elaine alerta que é preciso conhecer e ficar
sempre atento aos perigos da rede. “É necessário saber argumentar e,
principalmente buscar informações em fontes seguras.
Fonte: COMMUNICA BRASIL (11) 3868-0300 www.communicabrasil.com.br
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