terça-feira, 3 de março de 2015

Colégio utiliza Facebook para estimular argumentação e boa escrita

Com o objetivo de aproveitar positivamente o tempo que os adolescentes usam navegando nas redes sociais, o Colégio Mary Ward (São Paulo) criou o curso “Leitura e Letramento” na grade curricular do Ensino Médio para estimular os estudantes a descobrirem o potencial dos variados grupos do Facebook como plataforma de discussão e aprofundamento de temas diversos.

Segundo a professora Elaine Silva, responsável pelo curso, os benefícios pedagógicos são muitos ao se utilizar o Facebook para ampliar o repertório cultural e, principalmente, a habilidade argumentativa, necessária para a produção de textos dissertativos, exigidos nas redações obrigatórias dos principais vestibulares do país.


Divididos em grupos, os alunos discutem temas propostos pela professora, sugerem links relacionados ao tema e treinam o discurso argumentativo e a linguagem formal via Facebook com a mediação da professora. As atividades podem ser feitas tanto no laboratório da escola quanto na casa do estudante para trabalhar as discussões que são simultâneas e as que são retomadas conforme surja alguma nova ponderação. “O que eles precisam é de um encaminhamento por parte dos docentes de como trabalhar as diferentes linguagens”, explica Elaine Silva.


“Ao final de cada trimestre, é feito um compilado das discussões e são produzidas sínteses, utilizadas para serem usadas como subsídio para o trabalho de linearidade do texto e seleção de informações relevantes, essenciais para a construção do discurso dissertativo”, afirma Elaine.


Os resultados do curso aparecem rapidamente. Os professores de Língua Portuguesa constataram, no ano passado, um amadurecimento nos textos dos alunos, tanto em relação ao uso da norma da língua quanto da argumentação. Mesmo assim, Elaine alerta que é preciso conhecer e ficar sempre atento aos perigos da rede. “É necessário saber argumentar e, principalmente buscar informações em fontes seguras.


Fonte: COMMUNICA BRASIL (11) 3868-0300 www.communicabrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário