A proporção de estudantes e professores que usam internet pelo celular
cresceu nos últimos anos. Entre alunos de escolas públicas, o percentual
chega a 79% e em colégios particulares, 84%. Os dados fazem parte da
pesquisa Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) Educação 2014,
divulgada em 21/9 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br),
por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da
Sociedade da Informação (Cetic.br). Entre os professores, o percentual
passou de 36%, em 2013, para 64%.
No levantamento anterior, os
números eram 59% na escola pública; e 73% na instituição privada. A
pesquisa constata que a escola não é o principal ambiente de uso da
internet por estudantes. Tanto para estudantes de escolas públicas, como
de particulares, o domicílio continua sendo o principal local de acesso
à internet, com 77% e 93%, respectivamente. Apenas 41% dos alunos de
instituições públicas usuários de internet conectaram-se pela rede da
escola.
Na avaliação dos pesquisadores, a falta de formação e de
infraestrutura ainda são barreiras para professores utilizarem recursos
educacionais digitais com propósito pedagógico. Menos de um terço dos
professores de escolas públicas têm a sala de aula como principal local
de uso dessas tecnologias comunicação, mesmo percentual de 2013.
"Embora a infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação
esteja avançando nas escolas brasileiras, o seu uso, bem como a sua
apropriação nas práticas pedagógicas, ainda representa um desafio para
projetos educacionais e políticas públicas", disse Alexandre Barbosa,
gerente do Cetic.br. A pesquisa, que ocorre desde 2010, foi feita em 930
escolas urbanas, no período de setembro de 2014 e março de 2015,
ouvindo 930 diretores, 881 coordenadores pedagógicos, 1.770 professores e
9.532 alunos.
A proporção de escolas com acesso à internet
manteve-se em 93%. O percentual é maior nas instituições privadas, com
97%. A variedade de equipamentos, por sua vez, é crescente, aumentando o
número de computadores móveis e tablets. Nas escolas públicas, 79%
disseram ter equipamento portátil. Na pesquisa anterior, o número era
73%. A aquisição de tablets foi maior proporcionalmente, tendo passado
de 11%, em 2013, para 29% neste levantamento. A velocidade de conexão
ainda representa uma dificuldade, pois 41% dos estabelecimentos têm
acesso com até 2 megabits/s. Em 2013, o percentual era 50%. Nas
particulares, o número é menor, 21%.
Apesar de ainda não estar
presente nas salas de aula, a internet é uma ferramenta comum na
preparação das aulas ou de atividades com alunos. Cerca de 80% dos
professores de escolas públicas produzem conteúdo usando recursos
educacionais digitais. Para o Cetic.br, isso indica que há um interesse
crescente pelo uso de TIC nas práticas pedagógicas. A publicação ou
compartilhamento de conteúdos próprios na rede, no entanto, alcança 28%
dos profissionais. Apesar da baixa proporção, houve aumento de sete
pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.
Fonte: Agência Brasil, em 21/9/2015.
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