terça-feira, 24 de novembro de 2015

A educação é a área mais escolhida pelas empresas na hora de investir no voluntariado

Grandes empresas buscam ONGs como o Instituto da Oportunidade Social para encontrar projetos que as ajudem a inserir a prática do voluntariado na rotina de colaboradores. A edição mais recente da pesquisa Perfil do Voluntariado Empresarial no Brasil, lançada em 2014 pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial, aponta que 57% das empresas brasileiras fazem algum tipo de trabalho voluntário. De acordo com o levantamento, a maioria realiza projetos voltados à Educação (70%), seguido de ações voltadas à Assistência Social, que no passado era a área mais beneficiada.

O Instituto da Oportunidade Social (IOS) promove em seu projeto de voluntariado corporativo o encontro de interesses de empresas que querem inserir seus colaboradores no universo do voluntariado e o dos jovens em formação que têm sede de aprender sobre o mundo corporativo. O Programa IOS Mentor permite que profissionais de grandes empresas, como a Votorantim Cimentos por exemplo, incluam na sua rotina de trabalho, tempo para a troca de experiências, ensinamentos e orientações, que acima de tudo, possam fazer a diferença na vida dos jovens que passarem por lá.


"Empresas que investem em Voluntariado Corporativo de forma estruturada estimulam seus colaboradores a praticar a cidadania e proporcionam isso no ambiente de trabalho, onde eles possam repassar suas experiências profissionais e até pessoais" afirma Maisa Signor, responsável do IOS pela implantação do projeto nas empresas. Em contrapartida, o despertar das grandes companhias para o potencial transformador desse tipo de atividade é muito importante para o desenvolvimento de seus profissionais.


A Accesstage, especialista em soluções para intercâmbio de dados financeiros, é parceira do IOS e incluiu na rotina de trabalho de seus colaboradores o voluntariado corporativo. De acordo com Peterson Pais, gerente de Marketing e Parcerias da empresa, vale reforçar que o voluntariado precisa manter suas características de espontaneidade e participação cidadã mesmo dentro de uma companhia. "Há dois anos já incorporamos o Programa IOS Mentor em nosso dia a dia e a ideia é estimular cada vez mais ações como esta dentro da Accesstage", completa.


Sobre o Instituto da Oportunidade Social (IOS)

Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas que possuem deficiência física, visual parcial e/ou auditiva que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, o IOS - desde1998 - desenvolve projetos de capacitação gratuita em temas variados. "Tecnologia", "Comunicação" e "Administração" compõem a grade de cursos. Qualificado como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público -, o IOS já capacitou mais de 27 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS - sua fundadora e principal mantenedora - além da IBM, Instituto HSBC, Accesstage, Brasilprev, Hochtief, Certisign, dentre outras.


Informações à Imprensa:

Isadora Leone
isadora.leone@pitchcom.com.br
11 98445-3985

Claudia Mamede
claudia.mamede@pitchcom.com.br
11 98555-5234

Nenhum comentário:

Postar um comentário