segunda-feira, 14 de março de 2016

O sonho da universidade ao alcance de todos

Muita gente se dedica no Ensino Médio com o objetivo de chegar preparado aos concorridos vestibulares das universidades estaduais e federais do País. Sabemos, porém, que essa é uma oportunidade para poucos. Aos que optam pelo ensino superior privado, mas precisam de algum auxílio financeiro para pagar as mensalidades, as possibilidades mais conhecidas são bolsa integral pelo Prouni e o Fies, a alternativa mais popular de financiamento estudantil. Verdade seja dita, as duas (especialmente o Fies) viabilizaram um "boom" universitário ao longo de mais de uma década.

Segundo informações do Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior), entre 2000 e 2013, o número de matrículas nas faculdades presenciais teve alta de 129%. Considerando apenas as faculdades particulares, houve um crescimento de mais de 240%. Com o Fies, a cultura de financiamento estudantil foi se enraizando no perfil do estudante brasileiro. Os bancos criaram linhas de financiamento e empréstimos, mas essa opção foi pouco procurada, pois as taxas de juros não eram atrativas.


Analisando esse público e a necessidade de mais alternativas no mercado foi que, em 2006, a Ideal Invest criou o programa de financiamento privado PRAVALER. Em parceria com as universidades, que arcam com parte ou até o total de juros, ele permite que o aluno pague parte da mensalidade enquanto estuda e parte depois de formado. Se comparado às taxas de crédito pessoal, o crédito universitário tem a menor taxa de juros: dependendo da instituição escolhida, pode ser zero ou, no máximo, 2,19% a.m.


Para quem ainda não sabe como fazer para bancar a faculdade, fica a dica: aproveita que dá para simular o financiamento a qualquer momento do ano e entra lá no www.pravaler.com.br. Veja a lista com mais de 200 instituições parceiras, compare preços e possibilidades de financiamento, nota do curso no MEC de acordo com cada faculdade, proximidade de casa ou do trabalho... Mas não deixe de pesquisar e, acima de tudo, de acreditar que é possível. 

Fonte: Larissa Ferreira - larissa.ferreira@tree.inf.br - (11) 3093-3602 / 99542-8470

Nenhum comentário:

Postar um comentário