segunda-feira, 25 de abril de 2016

Mais Educação transforma a rotina e a vida escolar dos alunos

A prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) em parceria com o Governo Federal e a Secretaria de Educação trabalha para ampliar a qualidade da formação do aluno matriculado na rede pública municipal. Para isso, implantou e está desenvolvendo desde 2013 o "Programa Mais Educação" atendendo aproximadamente 1.150 crianças em 12 escolas municipais de 1º ao 9º ano do ensino fundamental. O trabalho aumenta a jornada escolar e a organização curricular visando uma educação integral com atividades diversificadas de reforço escolar, esportes (futebol, vôlei, basquete, Jiu- jitsu, capoeira), artes, música (bandas de fanfarra, aulas de violão etc) e horta comunitária; atividades que são realizadas no contraturno escolar.
 
         "O Programa Mais Educação é a melhor forma de integrar os alunos ao ambiente escolar dando alternativas para o aprendizado mais amplo do que o curricular. Estamos no caminho certo e faremos ainda mais pela educação do município" disse o prefeito de SFI Pedro Cherene, completando ainda que o programa tem representado um grande avanço na educação do município já que  garante mais tranquilidade aos pais dos alunos envolvidos. "Esses estudantes vão ficar grande parte do dia na escola, estudando e participando de outras atividades. O caminho para a escola em tempo integral é mais um compromisso que nossa administração cumpre com nosso município", afirmou o prefeito.

         A Secretária de Educação e Cultura do município Kátia Regina dos Santos Marins afirmou que além de ampliar o tempo e o espaço educacional, o programa visa diminuir as desigualdades educacionais e incentivar o aluno a participar ativamente de todos os projetos escolares. "É um momento muito especial para a educação do município, que está contribuindo para a formação e atenção integral de crianças, adolescentes e jovens", afirmou a secretária. A coordenadora do programa Sandra Santos de Jesus salientou também que os alunos se sentem mais motivados e felizes: "Além do que melhora, inclusive, a autoestima de crianças que, muitas vezes, ficavam em casa ou na rua sem ter o que fazer", frisou.

         Para Rosilene Leandro, diretora da Escola Municipal José Gomes Pereira em São Domingos, uma das 12 escolas atendidas, o programa permite melhorar a aprendizagem, disciplina e comportamento do aluno. "A mudança é visível. Os alunos estavam um pouco desmotivados. Hoje, o cenário é outro. As notas melhoraram, os alunos estão mais participativos e disciplinados em sala de aula e, inclusive, percebemos, uma efetiva mudança na relação entre os pais e os alunos", declarou a diretora da unidade.

Fonte: Ascom da Prefeitura de SFI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário