terça-feira, 24 de abril de 2018

Em defesa da ciência, da universidade e do Brasil: o que é público não se vende!


Com mais de 30 anos de história, a Associação Nacional de Pós-Graduandos é a entidade máxima de representação dos pós-graduandos brasileiros. Filha do período da abertura democrática no Brasil, a entidade congrega uma rede de entidades do movimento nacional de pós-graduandos, e vem desde então forjando sua trajetória de defesa intransigente da educação e da Ciencia, Tecnologia e Inovação no país. E, essa luta perpassa diretamente pela defesa do financiamento destas áreas e de melhores condições de pesquisas para os pós-graduados brasileiros, que são responsáveis por 90% da pesquisa praticada no país, dado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  Atualmente os pós-graduandos são cerca de 300 mil mestrandos e doutorandos e mais 1 milhão e meio de especializandos e residentes de diversas áreas espalhados pelo Brasil produzindo Ciência.

A luta por melhores condições de pesquisa passa pelo direito à Assistência Estudantil, valorização permanente das bolsas de pesquisas, melhoria das relações acadêmicas com democracia, orientação periódica, respeito e direito a organização política dos discentes; licença maternidade também para não bolsistas e estabelecimento de direitos previdenciários. Afinal não é justo nos dedicarmos exclusivamente e cotidianamente no desenvolvimento da ciência brasileira sem termos os direitos básicos de estudante e trabalhador garantido.


Com o tema Em defesa da ciência, da universidade e do Brasil: o que é Público não se vende! o XXVI Congresso Nacional de Pós-Graduação é a instância máxima de deliberação da ANPG. Ele será realizado entre os dias 29, 30 de junho a 1 de julho de 2018, na Universidade de Brasília (UnB). O tema deste ano permeará as atividades do Congresso.


O CNPG é a instância máxima de deliberação da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e sua 26 ° edição terá como pauta debater e deliberar sobre teses, moções, recomendações e propostas apresentadas por qualquer um de seus associados, assim como ações a serem desenvolvidas no próximo biênio pela entidade e a eleição de sua nova diretoria. Além disso, será referendado as alterações do Documento de Direitos dos Pós-graduandos e Pós-graduandas brasileiras, reformulado no 41º CONAP.


Poderão participar do 26° CNPG, com direito a voz todos os pós-graduandos regularmente matriculados em 2018 e entidades do Movimento Nacional de Pós-Graduandos. E terão direito a voto os pós-graduandos eleitos democraticamente em processos eleitorais que serão conduzidos por entidades APGs, federações, associações de áreas e comissões pró-apg, as quais deverão estar filiadas à ANPG..

Mostra Científica

A Mostra Científica do 26º Congresso Nacional de Pós-Graduandos da Associação Nacional de Pós Graduandos (ANPG), que tem como tema Pós-graduandos em defesa da Ciência, da Universidade e do Brasil: o que é público não se vende", visa receber trabalhos acadêmicos de estudantes de pós-graduação das mais diversas instituições de ensino e pesquisa do país, sendo estes provenientes de diferentes estudos, em andamento ou concluídos.

 
Participar da mostra é boa oportunidade para obter certificado e publicação do resumo nos anais, além de trocar experiências acadêmicas com os colegas pós-graduandos, e participar também do Congresso da ANPG que discute os direitos dos pós-graduandos, desenvolvimento nacional e políticas educacionais, elegendo a nova diretoria e a plataforma de gestão de entidade.

 
A data limite de inscrição é 15 de maio de 2018. Mais informações: 
www.anpg.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário