quarta-feira, 18 de julho de 2018

UFSCar lança Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e Educação a Distância

No dia 12 de julho foi lançado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o "Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e Educação a Distância", uma produção coletiva e especializada, resultado da articulação de múltiplos núcleos de pesquisa (brasileiros e estrangeiros) envolvidos com o campo de estudos e pesquisas sobre educação a distância e educação e tecnologias. Epistemologia, tecnologias digitais, cultura digital e conhecimento também são algumas outras temáticas contempladas.

"Os verbetes selecionados para o Dicionário são termos e expressões recorrentes, identificados por meio de revisão de literatura e validados por pares", explica Daniel Mill, docente do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar e organizador do livro. "A composição desse Dicionário partiu de um mapeamento das questões abordadas na literatura especializada, em eventos científicos da área e em práticas pedagógicas envolvendo a relação entre educação e tecnologias. A sistematização desse conhecimento acumulado levou a um verdadeiro conjunto de saberes, no contexto da Educação em sua relação com a cultura digital", diz o organizador.


O Dicionário é destinado a pesquisadores, educadores, estudantes de graduação e pós-graduação, gestores, representantes do poder público e curiosos que se interessem pelas principais nuances da relação entre a educação e as tecnologias de modo geral e, particularmente, no âmbito da educação a distância. "Entendemos que esse Dicionário atenderá aos interesses de todos aqueles que pensam e fazem educação presencial ou a distância, que se preocupam com a qualidade do ensino-aprendizagem e da construção do conhecimento, envolvendo o uso de tecnologias, sejam elas antigas ou emergentes", destaca Mill.


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar, Telefone: (16) 3351-8119. Email: ccs@comunicacao.ufscar.br em 10/07/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário