segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Pix para crianças e está mudando a relação da infância com o consumo desenfreado

O percentual de famílias com dívidas atingiu 79% no país em agosto, 6,1% a mais do que no mesmo mês do ano passado e 1% a mais do que em julho, conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada neste mês, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Isso se deve, em maioria, à pandemia e à crise econômica. “Isso reflete na relação de consumo das pessoas desde a base, que é a infância. Por isso, educação financeira precisa existir em casa e na escola”, afirma Mariana Rocha, Head de Marketing da Mozper fintech que conta com uma plataforma de administração de gastos para crianças e cartão de crédito controlado pelos pais.

A situação atual traz o alerta para a importância da educação financeira. Segundo a pesquisa Evolução da Educação Financeira Entre Gerações, realizada, em janeiro de 2022 pela Mozper, aproximadamente 60% dos pais acreditam que o assunto deve ser ensinado também na escola. “O número de famílias endividadas deve cair ao longo do tempo se atuarmos com isso desde o indivíduo mais jovem, pelo menos daqueles que conseguirem ter melhor relação com o ganho e consumo, uma vez que estaremos formando novas pessoas com consciência do uso do dinheiro”, explica Mariana.

A educação financeira ainda é pouco explorada nas escolas, principalmente, no ensino público. O resultado pode ser visto na avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2018: o Brasil ficou em 17º lugar entre 20 países na análise de competências financeiras. De acordo com Mariana, responsável pela expansão de notoriedade da startup Mozper, quanto mais os jovens estiverem conscientes do uso do dinheiro, menores serão as taxas de endividamento. “Sabemos que isso é um problema histórico, e que não envolve apenas controle financeiro, mas ao menos nessa seara já estamos atuando”.

Para mudar esse cenário, o ensino foi incluído como um dos temas contemporâneos transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), devendo ser abordado em diversas aulas e projetos. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) trabalha em uma iniciativa com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para disseminar a educação financeira nas escolas brasileiras por meio da capacitação de professores.

Ainda, empresas como a Mozper, estão se aproximando cada vez mais da realidade financeira do país. Seu último lançamento foi a função do Pix para crianças em sua plataforma. Para a fintech, é preciso moldar seu produto conforme essas novidades surgem. "Queremos que a nossa ferramenta de controle de gastos seja cada vez mais disseminada entre os jovens e seus pais, só assim teremos uma futura geração adulta consciente e preocupada com a educação financeira. Isso ajuda a levar a mensagem para dentro das escolas, não só para dentro de casa. A escola também é lugar de falar de finanças”, finaliza Mariana.

Sobre a Mozper

A fintech é uma plataforma financeira pensada para famílias que funciona por um aplicativo e cartão. Os responsáveis adicionam dinheiro no cartão das crianças e adolescentes pelo aplicativo, que recebem imediatamente e podem usá-lo conforme as regras e gerenciamento da família. Dessa forma, Mozper ajuda os responsáveis a ensinar crianças e adolescentes a administrar suas finanças de maneira didática e intuitiva.

Fonte: Assessoria da Mozper em 13/10/2022



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