sexta-feira, 5 de julho de 2024

Como o Paraná virou um laboratório privatizador no ensino


Ações resultaram em projeto que permite gestão administrativa privada em escolas estaduais

A Assembleia Legislativa do Paraná  aprovou no começo de junho, sob protestos de professores e estudantes, um projeto de lei que permite que empresas privadas assumam a gestão administrativa de 204 escolas públicas estaduais. 

O receio da comunidade escolar é que o programa, batizado de “Parceiro da Escola”, abra precedentes para a privatização do ensino público. A comunidade escolar poderá votar se quer ou não a administração de empresas particulares.  

Não é a primeira vez que o governo de Carlos Massa Ratinho Jr. (PSD) busca parcerias privadas para a rede pública de ensino: há um histórico de ações que agora inspiram outros estados como São Paulo. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) já anunciou que quer replicar o modelo. 

Neste texto, o Nexo explica o que é o projeto paranaense e traça um histórico de ações e modelos contestados por docentes e alunos.

Leia a matéria completa em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2024/06/24/escola-publica-privada-educacao-privatizada-parana

Fonte: Nexo Jornal em 24/06/2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário