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terça-feira, 10 de junho de 2014

Pequenas e médias do ensino superior pedem mudanças ao MEC

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) aguarda resposta do Ministério da Educação sobre propostas de mudanças em relação à forma como pequenas e médias instituições privadas são avaliadas. A organização entregou documento com diagnóstico do setor a Luiz Cláudio Costa, secretário-executivo do MEC, no início de maio, e espera um retorno ainda este mês. Entre as sugestões, a AMBES propõe que não seja exigido o mesmo número de professores com mestrado e doutorado que nas instituições de grande porte.

- A gente não está pleiteando uma regulação diferente. Apenas queremos que o MEC não use a mesma régua para todo mundo. As pequenas estão sendo sufocadas - argumenta Sólon Caldas, diretor da ABMES. - A exigência de professores com mestrado e doutorado é para universidades e centros universitários, mas isso está sendo cobrado também das faculdades. E, em algumas regiões do país, como o Norte, é impossível encontrar doutores para lecionar.

A associação sugere ainda uma maior autonomia na oferta de graduação tecnológica; cumprimento de prazos por parte do MEC com relação à tramitação dos processos e respeito às diferentes tipologias de instituições de ensino superior.

De acordo com o levantamento, que leva em consideração instituições com até três mil alunos, as pequenas e médias somam 63% do total de unidades de ensino superior brasileiras e têm um milhão de matriculados.

O Ministério da Educação informou que "o caso está sendo debatido internamente pelas áreas técnicas, com a coordenação do Inep".


Fonte: JC e-mail 4956, de 21 de maio de 2014.

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