quarta-feira, 11 de junho de 2014

Reitor não acata decisão de Conselho e abre crise no CP II

Protesto na Reitoria nesta quarta-feira (11/6), que terá ‘sopão’, vai questionar decisão do reitor Osacar Halac, que abriu crise na prestigiada instituição de ensino.  A posição do reitor do Colégio Pedro II, Oscar Halac, de não respeitar decisão do Conselho Superior do Colégio Pedro II (Consup) abriu uma crise na instituição, que será exposta no ato que servidores, estudantes e pais de alunos fazem nesta quarta-feira, a partir do meio-dia, em frente à Reitoria, em São Cristóvão (ao lado do colégio, em frente à entrada principal da Feira de São Cristóvão). A manifestação questionará o descumprimento da deliberação do Consup de suspender o calendário escolar durante o período da greve, iniciada no dia 17 de maio.


A atividade é parte de um conjunto de iniciativas que busca questionar a atitude do reitor e defender que ela seja revista. Será o segundo ato público na Reitoria, em São Cristóvão, desde que ele se negou a suspender o calendário escolar. A decisão de Oscar Halac, eleito no ano passado tendo dentre seus compromissos o respeito ao Conselho Superior do colégio, gerou uma crise na instituição e vem recebendo críticas de quase todos os setores da comunidade escolar. O Consup é formado por representantes dos docentes, dos técnicos, dos estudantes, dos pais, todos eleitos pelo voto direto, e por integrantes da direção da escola.

‘A ditadura acabou...”

Na sessão do Consup realizada na sexta-feira (6/6), no Teatro Mário Lago, o reitor não atendeu aos apelos da maioria dos conselheiros para que reconsiderasse sua posição e acatasse a decisão coletiva. A atitude de Oscar Halac foi apontada como um grave precedente e um desrespeito à democracia no Colégio Pedro II.

Quando a sessão foi encerrada, servidores e estudantes deram as costas para a mesa que presidia a sessão, enquanto puxavam palavra de ordem que pode resumir o sentimento da comunidade escolar: “A ditadura acabou/só não avisaram ao reitor”.

Fonte: Sindscope – Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II, em 11/6/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário