Levantamento divulgado pelo movimento Todos pela Educação
mostra que, em 2013, apenas 54,3% dos jovens brasileiros conseguiram
concluir o ensino médio até os 19 anos. O indicador foi calculado com
base nos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad)
2013.
O índice, no entanto, vem apresentando melhora ao longo dos anos. Em
2007, 46,6% dos jovens concluíram o ensino médio até os 19 anos. Em
2009, foram 51,6% e, em 2012, 53%.
Uma das metas propostas pelo Todos pela Educação para que se garanta
educação de qualidade é que até 2022 pelo menos 90% dos jovens concluam o
ensino médio até os 19 anos.
A coordenadora-geral do movimento, Alejandra Meraz Velasco, diz que os
dados mostram que as melhorias feitas no ensino fundamental não se
traduziram em melhoria automática no ensino médio. Ela defende a
reformulação do ensino médio, de forma a tornar essa etapa mais atrativa
aos jovens.
“Temos a necessidade de reformular o ensino médio, ter um ensino médio
que converse mais com os jovens. Temos hoje, na maioria dos estados, um
número exagerado de disciplinas”, acrescenta.
No ensino fundamental, a conclusão até os 16 anos foi alcançada por
71,7% dos jovens.
A meta definida pelo Todos pela Educação é que até
2022 pelo menos 95% dos jovens completem o ensino fundamental até essa
idade.
O levantamento mostra ainda que ao se levar em conta a raça, a parcela
de jovens negros que concluem os ensinos fundamental e médio mais tarde é
maior que a dos jovens brancos. Os declarados brancos que concluíram o
ensino fundamental aos 16 anos são 81% e os que concluíram o ensino
médio aos 19 anos são 65,2%. Em relação aos negros, esses percentuais
são 60% e 45%, respectivamente.
“O indicador tem grande impacto e mostra que ainda há grande
disparidade. Vemos um abismo entre raças, entre o meio urbano e o rural e
de faixa de renda. Vemos a brecha do acesso se fechando”, diz Alejandra
Velasco.
A distorção entre a idade e a série vem diminuindo gradualmente desde
2007. Apesar da redução contínua, no ano passado 33,1% dos alunos do
ensino médio estavam com atraso escolar já no 1° ano, segundo o
levantamento. A diferença de dois anos entre a idade do aluno e idade
prevista para a série em que ele deveria estar matriculado é o parâmetro
utilizado no cálculo da distorção idade-série.
“Essa distorção é provocada, em boa medida, pela reprovação. E esse
histórico de fracasso escolar vai, no longo prazo, contribuir para o
abandono escolar” diz a coordenadora-geral do Todos pela Educação,
Alejandra Velasco. Uma alternativa para o problema, segundo ela, é o
reforço escolar ao longo do ano letivo para que o estudante chegue ao
final da série com o conhecimento adequado e não seja reprovado.
Fonte: Agência Brasil, em 8/12/2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário