sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Publicidade AC/DC (Antes e Depois do Computador)

O livro “Publicidade AC/DC (Antes e Depois do Computador) – Entrevistas, casos e curiosidades narrados por quem viveu esse marco divisório da profissão” trata da revolução silenciosa, sem precedentes, ocorrida há vinte e poucos anos, e que trouxe completa mudança na estrutura e também no status do mercado publicitário. Os autores são o publicitário Edson Scorcelli e a jornalista Cristina Vaz de Carvalho.
 
A motivação deste livro foi mostrar, tanto para a nossa quanto para as gerações posteriores, que trabalham ou pretendem trabalhar na área de comunicação, um registro do antes e do depois da chegada da computação e da internet ao mercado da propaganda e, por que não dizer, às nossas vidas. Os casos mostrados neste livro, às vezes curiosos, às vezes engraçados, de períodos AC e DC, são reais e foram pinçados da memória de um dos autores. A ordem dos fatos não é cronológica, para demonstrar que são flashes, lembranças de momentos da história pessoal de um profissional de criação. Mesmo os estudos de caso, sob o ponto de vista dos negócios, são tratados de maneira leve e coloquial.
 
O livro traz ainda depoimentos, sob a forma de entrevistas, de nomes representativos de diversas áreas da publicidade. Eles contam como ocorreu, na vida profissional, a passagem do trabalho analógico para o digital, e o que isto significou, em termos de conteúdo, para cada função exercida em uma agência, além de algumas reflexões acadêmicas dos que hoje se dedicam ao magistério. Para quem está chegando ao mercado, há também exemplos de trabalhos da época e quadros explicativos das principais atividades nas empresas de comunicação.
 
Os três estilos de texto o testemunhal e estudo de casos, o jornalístico das entrevistas, o descritivo e ilustrado das atividades se alternam e complementam no decorrer da narrativa. O livro tem memória para os saudosistas, e História descontraída para as novas gerações.
 
Lançamento:
Dia 17 de dezembro, 4ª feira, às 19h
Blooks Livraria, Espaço Itaú de Cinema
Praia de Botafogo, 316
(Estacionamento gEpark Praia de Botafogo, 348)
Carmen Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário