Processos mais transparentes de seleção, como concurso e/ou eleição,
tendem a recrutar diretores com características necessárias para as
melhores práticas de gestão.
O diretor ideal é aquele que
incentiva a formação de professores e melhora a comunicação entre
escolas, famílias e comunidade. Esta é a conclusão da Avaliação de
Impacto do Processo de Seleção de Diretores nas Escolas Públicas
Brasileiras, desenvolvida pela Fundação Itaú Social, que destaca a
importância desse processo na escolha de profissionais que reúnam tais
habilidades.
“A forma de seleção do diretor é um importante
elemento de política pública a ser definido, pois influencia o perfil da
liderança escolar e, consequentemente, o dia-a-dia da escola e a
qualidade do ensino”, afirma a gerente de Pesquisa & Desenvolvimento
da Fundação Itaú Social, Patricia Mota Guedes.
Segundo o estudo,
determinadas características do diretor impactam a aprendizagem. Os
melhores resultados são alcançados pelos profissionais que permanecem
por maior período na mesma escola (entre 5 e 15 anos) e incentivam a
formação continuada dos professores. Nesse sentido, os processos mais
transparentes de seleção (concurso e/ou eleição) tendem a recrutar
diretores com características necessárias para as melhores práticas de
gestão.
O levantamento avaliou como se dá o impacto da seleção de
diretores no desempenho dos alunos do Ensino Fundamental I e II (5º e
9º anos), matriculados nas escolas públicas estaduais e municipais. A
análise baseou-se em informações da Prova Brasil, Censo Escolar e
Indicadores Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (INEP), agrupando uma base de dados de
103.212 escolas em todo o território nacional.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fundação Itaú Social.
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